ANÁLISE SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS: DA QUALIDADE DO ACÓRDÃO QUE FIXA A TESE JURÍDICA E AS (DIS)FUNCIONALIDADES DO INSTITUTO
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
______. Lei n.º 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 16 mar. 2015
______ . BRASIL. Departamento intersindical de assessoria parlamentar. Novo Congresso Nacional em Números - 2019-2023-2023. Disponível em https://www.diap.org.br/index.php/publicacoes/category/65-novo-congresso-nacional-em-numeros-2019-2023 Acesso em 19 jul. 21.
ARAÚJO, José Henrique Mouta. Os precedentes vinculantes e o Novo CPC: o futuro da liberdade interpretativa e do processo de criação do direito. In DIDIER JR., Fredie; CUNHA, Leonardo Carneiro da; ATAÍDE JR., Jaldemiro Rodrigues de; MACÊDO, Lucas Buril de. Precedentes. Coleção Grandes Temas do Novo CPC, vol. 3. Salvador: Juspodivm, 2015, p. 425-443.
ARENHART, Sérgio Cruz. Processos estruturais no direito brasileiro: reflexões a partir do caso da ACP do carvão. Revista de Processo Comparado, vol. 2/2015, p. 211 - 229.
ARENHART. Sérgio Cruz. PEREIRA. Paula Pessoa. Precedentes e casos repetitivos: por que não se pode confundir precedentes com as técnicas do CPC para solução da litigância de massa? Revista de Processo Comparado | vol. 10/2019 | p. 17 - 53 | Jul - Dez / 2019.
ASPERTI, Maria Cecilia de. Acesso à justiça e técnicas de julgamento de casos repetitivos. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
CAMARGO, Luiz Henrique Volpe. O incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto de novo CPC: a comparação entre a versão do Senador Federal e a da Câmara dos Deputados. In: Freire, Alexandre et al (Orgs). Novas Tendências do processo civil. Vol. III. Salvador: Juspodivm, 2014, p. 279-311.
DOS ANJOS. Leonardo Fernandes. FEITOSA, Maria Luiza Pereira de Alencar. Acesso à Justiça E Cidadania: A Questão dos Repeat Players. Disponível em: https://www.academia.edu/35414533/Acesso_a_Justi%C3%A7a_e_a_quest%C3%A3o_dos_repeat_players Acesso em: 17 jun. 2021.
LAMY, Eduardo de Avelar. SALOMON, Nadine Pires. Os desafios do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas em face do federalismo brasileiro. Revista de Processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, n. 277, mar. 2018.
LEMOS, Vinicius Silva. Recursos e processos nos tribunais. 4. ed. rev. atual. e ampl. – Salvador. Editora JusPodivm, 2020.
MARINONI, Luiz Guilherme. O problema do incidente de resolução de demandas
repetitivas e dos recursos extraordinário e especial repetitivos. Revista de Processo 2015. Vol. 249, Ano 40, p. 399-419. São Paulo: Ed. RT, nov/2015.
MARINONI, Luiz Guilherme. ARENHART, Sérgio Cruz. MITIDIEIRO, Daniel. O novo processo civil. – 2. ed. ver., atual e ampl.. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2016.
MENDONÇA JÚNIOR. Raimundo Rolim. DAMASCENO. João Paulo Baeta Faria. O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas e o Princípio da Isonomia: a Possibilidade de Formação de Precedentes em Sentidos Opostos. Direito Público contemporâneo. Bruno Soeiro Vieira, Frederico Antônio Lima de Oliveira (coordenadores). Rio de Janeiro : Lume Juris, 2019. 456 p.
SANTANA. Agatha Gonçalves. DAMASCENO. João Paulo Baeta Faria. A Multiplicidade de IRDRs sobre a mesma questão de direito e suas implicações no ordenamento jurídico brasileiro. Revista Jurídica da Seção Judiciária de Pernambuco. N. 12. 2019. p. 13-31.
STRECK, Lenio Luiz. ABBOUD, Georges. O que é isto – o precedente judicial e as súmulas vinvulantes? – 3. ed. ver. atual. de acordo com o novo CPC. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2015.
STRECK, Lênio. Hermenêutica Jurídica em Crise. Porto Alegre. Livraria do Advogado. 2011. p. 275.
TEMER, Sofia. Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas. 2. ed., rev., atual. e ampl. – Salvador: Ed. Juspodivm, 2017.
VIERA, Débora da Silva. VERBICARO, Dennis. GÓES, Gisele Santos Fernandes. Incidente de resolução de demandas repetitivas e ação coletiva: diálogo ou duelo na defesa do consumidor em juízo? Revista de Direito do Consumidor. 2020, vol. 130/2020. p. 349 – 393.
FREITAS, Gabriela Oliveira. O incidente de resolução de demandas repetitivas no novo código de processo civil: o problema de aplicação e desconstrução dos precedentes judiciais no estado democrático de direito. Processo, jurisdição e efetividade da justiça I [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI/udelar/ Unisinos/URI/UFSM /Univali/UPF/FURG; Coordenadores: Alejandro Abal, Angela Araujo Da Silveira Espindola, Liane Francisca Hüning Pazinato – Florianópolis: CONPEDI, 2016.