CICLO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA REFLEXIVA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo relaciona, no âmbito da Educação Jurídica, o Professor Reflexivo, o Ciclo da Práxis Pedagógica (Ciclo) e o Planejamento Educacional. Busca, a partir desses referenciais, demonstrar a necessidade do professor refletir sobre sua prática pedagógica, utilizando para isso o Ciclo, e planejar suas atividades didáticas. Se isso ocorrer, a fase de Transposição Didática, integrante do Ciclo, poderá se desenvolver de forma adequada, com os professores na sua reflexão/ação transformando o conhecimento acadêmico-profissional em conhecimento ensinável-aprendível.O exercício da docência exige o necessário domínio dos conhecimentos didático-pedagógicos que caracterizam a profissão de professor e diferenciam sua práxis das de outros profissionais; e isso vale também para a Educação Jurídica.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALVES, Hegrisson. Práxis Parapedagógica. In: Enciclopédia da Conscienciologia. CEAEC: Foz do Iguaçu, 2013.
_______. Paraepistemologia da práxis parapedagógica. In: Revista de Parapedagogia. Ano 1. n.1, out. 2011. Foz do Iguaçu: Epígrafe editorial, 2011.
ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Lisboa: Porto, 1996.
BECKER, Fernando. Epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário: na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2005.
DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco; 2000.
ROCHA, Adriana de Lacerda. O professor reflexivo e o professor de Direito: uma pesquisa de caráter etnográfico. Curitiba: CRV, 2012.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Popper e o processo de ensino-aprendizagem pela resolução de problemas. Revista Direito GV, São Paulo, FGV, v. 6, n.1, jan.-jun. 2010, p. 39-57. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1808-24322010000100003> Acesso em: 15 abr. 2017.
______. Estratégias didáticas na educação jurídica: alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Direito. In: LIMA, G. L. M. C.; TEIXEIRA, Z. G. Ensino jurídico: os desafios da compreensão do Direito. Fortaleza: Faculdade Christus, 2012. p. 323-354.
______. Planejando atividades de ensino-aprendizagem para Cursos de Direito. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei; Edmundo Lima de Arruda Júnior (org.). Educação jurídica: temas contemporâneos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2014. p. 365-386. Disponível em: <http://funjab.ufsc.br/wp/?pageid=1819> Acesso em: 15 abr. 2017.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; BORGES, Marcus Vinícius Motter. O Método do Caso na Educação Jurídica: a elaboração e aplicação de casos no processo de ensino aprendizagem em Cursos de Direito. Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, UERJ, v. 9, n. 3, 2016. p. 1363-1388. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/quaestioiuris/article/view/19979> Acesso em: 15 abr. 2017.
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals think in action. 10. Reimp. Londres: Ashgate Publishing, 2007.