COVID-19 E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ASILADA: A CONSAGRAÇÃO DO ESTADO DE COISAS INCONSTITUCIONAL
Main Article Content
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar a situação das pessoas com deficiências que se encontram asiladas em instituições no Brasil, bem como a pandemia da COVID-19 afeta a vulnerabilidade dessa população. Busca-se também verificar a possibilidade de um Estado de Coisas Inconstitucional, criação jurisprudencial da Corte Colombiana que foi encampada pelo Supremo Tribunal Federal quando da análise liminar da ADPF 347/15, sob a ótica da vulneração de direitos, para tanto, se utilizará de uma metodologia hipotética com caráter bibliográfico, se utilizando de livros, teses, dissertações e artigos publicados em periódicos.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BATISTELLA, Linamara Rizzo. Dos Direitos Fundamentais. In: LEITE, Flavia Piva Almeida. E outros (Coords). Comentários ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. São Paulo; Saraiva, 2016.
CAMPOS, Carlos Alexandre de Azevedo. Estado de coisas inconstitucional. Salvador: Juspodivm, 2016.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. Brasiliense, 2017.
HESSE, Konrad; MENDES, Gilmar Ferreira. A força normativa da Constituição. SA Fabris Editor, 1991.
HOLMES, Stephen; SUNSTEIN, Cass R. The cost of rights: why liberty depends on taxes. WW Norton & Company, 1996.
HRW. Proteger os direitos das pessoas com deficiência durante a COVID-19. Disponível em : <https://www.hrw.org/pt/news/2020/03/26/339994> (Acesso em : 01/05/2020)
Human Rights Watch. Eles ficam até morrer. Disponível em: https://www.hrw.org/pt/report/2018/05/23/318044 Acesso em: 01/07/2018
Instituto de química da UFRJ.Sobre pessoas com deficiência e Covid-19. Disponível em: <https://www.iq.ufrj.br/noticiasiq/acessibilidade/sobre-pessoas-com-deficiencia-e-covid-19/>. (Acesso em: 15/08/2020).
MENON, Isabella. De longe, mãe viu filho com paralisia cerebral superar a Covid-19. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/07/de-longe-mae-viu-filho-com-paralisia-cerebral-superar-covid-19.shtml?> (Acesso em: 10/09/2020)
MONTEIRO, Daniel. Coronavírus: pessoas com deficiência precisam de atenção especial durante a pandemia. Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/coronavirus-pessoas-com-deficiencia-precisam-de-atencao-especial-durante-a-pandemia/> (Acesso em: 20/08/2020).
ORTEGA, Michelle Andrea Calderón. Estado de cosas inconstitucional por omisión en la expedición del estatuto del trabajo en Colombia. Academia & Derecho, n. 8, p. 71-97, 2014.
PIRES, Luiza Nassif; CARVALHO, Laura; DE LIMA XAVIER, Laura. COVID-19 e desigualdade: a distribuiçao dos fatores de risco no Brasil.