A Decisão do STF na ADPF 153 (Lei de Anistia)

Conteúdo do artigo principal

Vladmir Oliveira da Silveira
Samantha Ribeiro Meyer Meyer-Pflug

Resumo

Analisa-se aqui a decisão do STF proferida na ADPF 153 que versava sobre a recepção da Lei de Anistia em face da Constituição Federal de 1988. Alegava-se que teor da referida lei violava o princípio democrático, republicano e a dignidade da pessoa humana e que os atos de violação da dignidade humana não se legitimam
mediante uma reparação pecuniária concedida às vítimas ou aos seus familiares. O STF decidiu por maioria, pela recepção da Lei de Anistia pela atual Constituição tendo em vista o caráter amplo e geral desse instituto. Examinam-se os efeitos dessa decisão de caráter erga omnes e vinculante no sistema jurídico brasileiro e precipuamente em face da instauração da Comissão da Verdade no âmbito da Casa Civil da Presidência da República.

 



DOI:10.5585/rdb.v3i2.47

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVEIRA, Vladmir Oliveira da; MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro Meyer. A Decisão do STF na ADPF 153 (Lei de Anistia). Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 451–462, 2012. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2012.v3i2.2672. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2672. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA COMENTADA
Biografia do Autor

Vladmir Oliveira da Silveira, Universidade Nove de Julho e PUC - SP.

Pós-Doutor em Direito pela UFSC. Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Professor da PUC-SP e da Uninove. Diretor do Centro de Pesquisa em Direito da Uninove. Presidente do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito – Conpedi.

Samantha Ribeiro Meyer Meyer-Pflug, Universidade Nove de Julho.

Doutora e Mestre em Direito pela PUC-SP. Coordenadora e Professora do Curso de Direito da Uninove. Membro do Conselho Superior de Estudos Jurídicos da Federação do
Comércio – Fecomercio-SP.