A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL COMO DESAFIO À CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO AO DESENVOLVIMENTO
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BARRAL, Welber. Direito e desenvolvimento: um modelo de análise. In: Direito e Desenvolvimento: Análise da ordem jurídica brasileira sob a ótica do desenvolvimento. Welber Barral (Org.). São Paulo: Editora Singular, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 out 1988.
BRASIL. Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA-MG. Tombamentos e Registros. Disponível em< http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/servicos/tombamento-e-registro>. Acesso em: 24 ago 2017.
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Conselho Nacional de Monumentos e Sítios. Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais. Declaração do México. 1985, p. 02. Disponível em:
CARVALHO, Edgard de Assis. Apresentação. In: Ética, Solidariedade e Complexidade. CARVALHO, Edgard de Assis; ALMEIDA, Maria da Conceição de;
COELHO, Nelly Novaes; FIEDLER-FERRARA, Nelson; MORIN, Edgar. São Paulo, Palas Athena, 1998.
CANCLINI, Nestor Garcia. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 23, p. 95-115, 1994.
CARDOSO, Alenilton da Silva. Princípio da solidariedade: o paradigma ético do direito contemporâneo. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2010.
DELGADO, Ana Paula Teixeira. O direito ao desenvolvimento na perspectiva da globalização: paradoxos e desafios. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
DINIZ, Márcio Augusto de Vasconcelos. Estado social e o princípio da solidariedade. Nomos: Revista do Curso de Mestrado em direito da UFC. Fortaleza, v. 26, pp. 171-185, janeiro-junho de 2007.
DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: mundialização, globalização e planetarização: novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1997.
FEITOSA, Maria Luiza Alencar Mayer. Exclusão social e pobreza nas interfaces entre o direito econômico do desenvolvimento e o direito humano ao desenvolvimento. In: Direito e desenvolvimento no Brasil no Século XXI. Vladmir Oliveira da Silveira et al. (orgs.). – Brasília: Ipea/CONPEDI, 2013.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3 ed. Curitiba: Positivo, 2004.
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. 2 ed.. Rio de Janeiro: Record, 2002.
POMPEU, Gina vidal Marcílio e BERTOLINI, Adriana Rosas. A Ordem Econômica Internacional e Suas Implicações na Constituição Econômica Brasileira de 1988. Revista de Direito Brasileira. Florianópolis, Ano 3, Vol. 6, SET.-DEZ. / 2013, pp. 116-139.
HABERMAS, Jürgen. Aclaraciones a la ética del discurso. Madrid: Trotta, 2000.
LÔBO, Paulo Luiz Netto. Direito civil: parte geral. São Paulo: Saraiva, 2009.
MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. Porto alegre: Sulina – Edipucrs, 2001.
MORIN, Edgar. O Método VI: ética. 2. ed. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Porto Alegre: Sulina, 2005.
NEIVA. Ana Paula. Coordenador da ONG Novo Jeito mostra porque Recife é referência em voluntariado. Diário de Pernambuco. 31 ago 2015.
NGO ADVISOR. Top 500 NGOs: the international ranking of the world’s top non-governmental organizations. 2015.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6 ed.. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10 ed. rev., atual. e ampl.. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SEN, Amartya. Reforma jurídica e reforma judicial no processo de desenvolvimento. Tradução Welber Barral. In: Direito e Desenvolvimento: Análise da ordem jurídica brasileira sob a ótica do desenvolvimento. Welber Barral (Org.). São Paulo: Editora Singular, 2005.