El camino hacia el concepto de sostenibilidad
Contenido principal del artículo
Resumen
El presente artículo pretende presentar un estudio acerca del concepto de sostenibilidad y tiene como objetivo general demostrar la diferencia conceptual entre los términos desarrollo sostenible y sostenibilidad. Para una mejor comprensión del tema, en principio, será realizada una breve reseña histórica sobre la expresión desarrollo sostenible, para posteriormente ser presentado su concepto. En seguida abordase algunos eventos internacionales que contribuyeron para la construcción del concepto de sostenibilidad y, por último, ser presentado su concepto.
Descargas
Detalles del artículo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ANNAN, Kofi A. “Nós os Povos”: O papel das Nações Unidas no século XXI. Genebra: Organização das Nações Unidas, 2000.
BERMEJO, Roberto. La gran transición hacia la sostenibilidad. Madrid: Catarata, 2005.
BOFF, Leonardo. La sostenibilidad: Que es y qué no es. Trad. Jesús García–Abril. Maliaño: Editorial Sal Terrae. 2013.
BOSSELMANN, Klaus. The principle os sustentability: transforming law and governance. Hampshire: Ashgate, 2008.
CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. 1 ed. São Paulo: Gaia, 2010.
Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Nosso Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1991.
CONSEJO DE LA TIERRA E INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERACCIÓN PARA LA AGRICULTURA. La cumbre de la tierra ECO 92: visiones diferentes. São José, CR: IICA, 1993.
DALY, Herman E. Toward some operational principles of sustainable development. Ecological Economics, v.2, p.1-6, 1990.
ELKINGTON, John. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2000.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Disponível em http://www.dicionariodoaurelio.com. Acesso em: 17.03.2015.
LAGO, André Aranha Corrêa do. Estocolmo, Rio, Johannesburg: o Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas. Brasília: Instituto Rio Branco, 2006.
McCORMICK, John. Rumo ao paraíso: A história dos movimentos ambientalistas. Rio de Janeiro: Dumará Distribuidora de Publicações, 1992.
MORIN, Edgar. A Via: para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mara Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
OLIVEIRA, José Antônio Pupim de. Empresas na sociedade: sustentabilidade e responsabilidade social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração do Milênio. Cimeira do Milênio.
Nova Iorque, 6-8 de setembro de 2000. Lisboa: Centro de Informações das Nações Unidas, 2001.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -
PNUD. Disponível em: http://www.pnud.org.br/IDH/IDH.aspx?indiceAccordion=0&li=li_IDH. Acesso em 13.10.2014.
REAL FERRER, Gabriel Real. El Principio de no regresión ambiental a la luz del paradigma de la Sostenibilidad. Material disponível para os alunos do Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí em convênio de dupla Titulação com a universidade de Alicante na Espanha.
REAL FERRER, Gabriel Real. Sostenibilidad, transnacionalidad y trasformaciones del derecho. Material disponível para os alunos do Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí em convênio de dupla Titulação com a universidade de Alicante na Espanha.
ROBLEDO, Irene Saavedra (coord.). Introducción a la sostenibilidad y la RSC. La Coruña: Netbiblo, 2010.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. 1. ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável - O desafio do Sec. XXI. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
VILCHES, Amparo; MACÍAS, Óscar; PÉREZ, Daniel Gil. La transición a la sostenibilidad: un desafío urgente para la ciência, la educación y la acción ciudadana. Andalucia: Iberciencia. 2014.