O Caminho para o Conceito de Sustentabilidade

Conteúdo do artigo principal

Marcos Leite Garcia
Dirajaia Esse Pruner

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo acerca do conceito de sustentabilidade tendo como objetivo geral demonstrar a diferença conceitual entre as expressões desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Para a melhor compreensão do tema, inicialmente, será realizado um breve relato histórico sobre o surgimento da expressão desenvolvimento sustentável, para posteriormente ser apresentado o seu conceito. Em seguida serão abordados alguns eventos internacionais que contribuíram para a construção do conceito de sustentabilidade e, por fim, abordar-se-á o seu conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GARCIA, Marcos Leite; PRUNER, Dirajaia Esse. O Caminho para o Conceito de Sustentabilidade. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 12, p. 54–78, 2016. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i12.3486. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3486. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Leite Garcia, Doutor em Direito. Doutorado realizado no Instituto de Direitos Humanos da Universidade Complutense de Madrid.

Professor permanente do Programa Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina (UNIVALI).

Dirajaia Esse Pruner, Doutoranda em Direito pelo Programa Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina (UNIVALI).

Professora e responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí, Unidade Kobrasol.

Referências

ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

ANNAN, Kofi A. “Nós os Povos”: O papel das Nações Unidas no século XXI. Genebra: Organização das Nações Unidas, 2000.

BERMEJO, Roberto. La gran transición hacia la sostenibilidad. Madrid: Catarata, 2005.

BOFF, Leonardo. La sostenibilidad: Que es y qué no es. Trad. Jesús García–Abril. Maliaño: Editorial Sal Terrae. 2013.

BOSSELMANN, Klaus. The principle os sustentability: transforming law and governance. Hampshire: Ashgate, 2008.

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. 1 ed. São Paulo: Gaia, 2010.

Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Nosso Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1991.

CONSEJO DE LA TIERRA E INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERACCIÓN PARA LA AGRICULTURA. La cumbre de la tierra ECO 92: visiones diferentes. São José, CR: IICA, 1993.

DALY, Herman E. Toward some operational principles of sustainable development. Ecological Economics, v.2, p.1-6, 1990.

ELKINGTON, John. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Disponível em http://www.dicionariodoaurelio.com. Acesso em: 17.03.2015.

LAGO, André Aranha Corrêa do. Estocolmo, Rio, Johannesburg: o Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas. Brasília: Instituto Rio Branco, 2006.

McCORMICK, John. Rumo ao paraíso: A história dos movimentos ambientalistas. Rio de Janeiro: Dumará Distribuidora de Publicações, 1992.

MORIN, Edgar. A Via: para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mara Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

OLIVEIRA, José Antônio Pupim de. Empresas na sociedade: sustentabilidade e responsabilidade social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração do Milênio. Cimeira do Milênio.
Nova Iorque, 6-8 de setembro de 2000. Lisboa: Centro de Informações das Nações Unidas, 2001.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -
PNUD. Disponível em: http://www.pnud.org.br/IDH/IDH.aspx?indiceAccordion=0&li=li_IDH. Acesso em 13.10.2014.

REAL FERRER, Gabriel Real. El Principio de no regresión ambiental a la luz del paradigma de la Sostenibilidad. Material disponível para os alunos do Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí em convênio de dupla Titulação com a universidade de Alicante na Espanha.

REAL FERRER, Gabriel Real. Sostenibilidad, transnacionalidad y trasformaciones del derecho. Material disponível para os alunos do Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí em convênio de dupla Titulação com a universidade de Alicante na Espanha.

ROBLEDO, Irene Saavedra (coord.). Introducción a la sostenibilidad y la RSC. La Coruña: Netbiblo, 2010.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. 1. ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável - O desafio do Sec. XXI. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

VILCHES, Amparo; MACÍAS, Óscar; PÉREZ, Daniel Gil. La transición a la sostenibilidad: un desafío urgente para la ciência, la educación y la acción ciudadana. Andalucia: Iberciencia. 2014.