A NOVA LEI DE LICITAÇÕES – LEI Nº 14.133/21 E O SEGURO-GARANTIA COM CLÁUSULA DE RETOMADA: VANTAJOSIDADE PARA A ADIMPLÊNCIA DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por finalidade analisar se a previsão trazida pela Lei nº 14.133/2021, nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, referente ao seguro-garantia com cláusula de retomada (step in) impactará de maneira positiva no cenário de paralisações e abandonos de diversas obras e de projetos de infraestrutura contratados no país. A metodologia utilizada no artigo foi jurídico-dogmática de modelo hermenêutico com raciocínio dedutivo e técnica de pesquisa legislativa e bibliográfica, com a qual se conclui que os benefícios para a efetiva conclusão dos contratos administrativos estarão aliados ao desafio do aumento dos custos dos seguros repassados às construtoras.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AKASHI, Diogo. Mudanças no Seguro-garantia pela Nova Lei de Licitações pode ser um tiro no pé. CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços. Disponível em https://www.cebrasse.org.br/noticias-midia/mudancas-no-seguro-garantia-pela-nova-lei-de-licitacoes-pode-ser-um-tiro-no-pe/. Acesso em 17 de maio de 2021.
BASTOS, Felipe. Os vários tipos de seguros na Nova Lei Geral de Licitações: controvérsias, balanços e perspectivas. Disponível em file:///C:/Users/cbaru/Downloads/6f2c01de007493_osdiversostiposdesegurosnanova.pdf. Acesso em 12 de maio de 2021.
CALEIRO, João Pedro. Onde estão as 14 mil obras inacabadas do Brasil (e como destravá-las). EXAME, publicado em 31 de agosto de 2019. Disponível em https://exame.com/economia/onde-estao-as-14-mil-obras-inacabadas-do-brasil-e-como-destrava-las/. Acesso em 06 de maio de 2021.
ENEI, José Virgílio Lopes; VIEIRA, Antonio Paulo Kubli. Step in rights no direito brasileiro. Disponível em https://www.machadomeyer.com.br/pt/imprensa-ij/step-in-right-no-direito-brasileiro. Acesso em 17 de maio de 2021.
GALDINO, Manoel. [Coluna 10] Obras inacabadas no Brasil: um problema estrutural. Transparência Brasil, publicado em 30 de agosto de 2019. Disponível em https://blog.transparencia.org.br/coluna-10-obras-inacabadas-no-brasil-um-problema-estrutural/. Acesso em 06 de maio de 2021.
GUIMARÃES, Bernardo Strobel. Seguro garantia no projeto da nova Lei de Licitações: não importa a cor do gato, importa que ele cace o rato. Observatório da Nova Lei de Licitações, publicado em 20 de fevereiro de 2020. Disponível em http://www.novaleilicitacao.com.br/2020/02/20/seguro-garantia-no-projeto-da-nova-lei-de-licitacoes-nao-importa-a-cor-do-gato-importa-que-ele-cace-o-rato/. Acesso em 07 de maio de 2021.
NOHARA, Irene Patrícia Diom. Sobre a nova lei de licitações: Aprimoramento ou engessamento da contratação pública? Migalhas, publicado em 1º de abril de 2021. Disponível em https://www.migalhas.com.br/depeso/342768/lei-de-licitacoes-aprimoramento-ou-engessamento-da-contratacao. Acesso em 04 de maio de 2021.
NOHARA, Irene Patrícia Diom. Nova Lei de Licitações e Contratos Comparada. 1. ed., São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.
MATTOSINHO, Pedro. Nova Lei de Licitações traz avanços para seguro garantia. Entrevista com Pedro Mattosinho, Diretor de Garantia da Fator Seguradora. SINDsegsp – Sindicato das Empresas de Seguro e Resseguros, publicado em 18 de fevereiro de 2021. Disponível em https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=33795. Acesso em 17 de maio de 2021.
REZENDE, César; PORTA, Fabiana. O Novo seguro-garantia em obras e serviços de grande vulto – segundo a nova Lei de Licitações. MAZZUCCO E MELLO ADVOGADOS, publicado em 20 de abril de 2021. Disponível em https://www.mazzuccoemello.com/o-novo-seguro-garantia-em-obras-e-servicos-de-grande-vulto-segundo-a-nova-lei-de-licitacoes/. Acesso em 12 de maio de 2021.
SOGAYAR, Alberto; DE MATOS, Tácito Ribeiro; DE ALCÂNTARA, Ana Beatriz Quintas Santiago e GUIMARÃES, Fernando. iNFRADebate: A cláusula de retomada na nova Lei de Licitações. Portal da INFRA, publicado em 13 de abril de 2021. Disponível em https://www.agenciainfra.com/blog/infradebate-a-clausula-de-retomada-na-nova-lei-de-licitacoes/. Acesso em 04 de maio de 2021.
SANT’ANA, Jéssica. A conta do desperdício: Brasil tem 14 mil obras públicas paradas que já custaram R$ 10,8 bilhões. GAZETA DO POVO, publicado em 28 de maio de 2019. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/republica/obras-publicas-paralisadas-tcu/. Acesso em 07 de maio de 2021.
SURYAN, Jaqueline; HILL, Marcella; JARDIM, Mariana Cavalcanti. Nova Lei de Licitações: um novo seguro garantia? LEXLATIN, publicado em 05 de abril de 2021. Disponível em https://br.lexlatin.com/opiniao/nova-lei-de-licitacoes-um-novo-seguro-garantia. Acesso em 17 de maio de 2021.
TEIXEIRA, Fausto Miyazato Ricieri. Monografia no programa de pós-graduação em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, 2016. Orientadora: Prof. Pamela Gabrielle Romeu Gomes Roque.